Superintendente do MTb visita FETICOM-SP
22/07/2009
O novo superintendente regional do Ministério do Trabalho em São Paulo , José Roberto de Melo, esteve na Feticom-SP, a convite do presidente Emílio Alves Ferreira Júnior, no dia 14 de julho, quando se reuniu com a diretoria da entidade. Nas quase duas horas que permaneceu na Feticom, José Roberto de Mello expôs a situação da Superintendência e ouviu diversas reivindicações, principalmente sobre a falta de auditores fiscais, para realização do trabalho de campo, e do fim do contrato de funcionários terceirizados, que deverá prejudicar o trabalho administrativo nas Gerências do Trabalho instaladas no Interior do Estado.
À diretoria, José Roberto de Melo pediu apoio na pressão junto ao governo federal para ampliar o número de fiscais, assim como na contratação de mais funcionários para o setor administrativo, através de concurso público, para suprir a deficiência existente e que poderá ser ampliada ainda mais. Atualmente, como explicou, São Paulo conta com cerca de 600 dos 3 mil auditores no País, distribuídos nas 25 Gerências Regionais do Ministério do Trabalho, o que já é considerado pouco diante da demanda.
Segundo ele, no entanto, a situação poderá se agravar ainda mais em função de que 15% dos auditores fiscais deverão se aposentar nos próximos meses. Isso fará com que caia para 450 o número de auditores para atender toda demanda do Estado, que, reconhece, não é pouca. Com relação aos terceirizados, estão sendo dispensados 300 e contratados 200 (com jornada de 8 horas), o que ameniza um pouco a situação, mas que não é suficiente para suprir o total que está deixando o Ministério, até porque quem sai acaba levando o conhecimento adquirido nos anos de trabalho nas Regionais. “Hoje já temos Regionais sem auditores e, por isso, há necessidade de uma forte pressão das centrais sindicais e do movimento sindical para ajudar neste trabalho de sensibilizar o governo. Há necessidade de pressão política: estou percorrendo todas as Regionais mostrando esta realidade e colocando o nosso trabalho à disposição, inclusive reunindo com prefeitos, vice-prefeitos, deputados...”, ressaltou.
O Superintendente Regional ouviu atentamente a cada reclamação e apontamento de problemas pelos diretores da Feticom e se comprometeu a checar cada um, inclusive com visitas às Regionais. “A Superintendência Regional do Trabalho está de portas abertas para vocês. Tenho o hábito de trabalhar sempre de portas abertas e vocês podem conferir”, disse, sempre demonstrando muita simpatia e diplomacia.