VEJA QUANDO RECEBER SEU PIS
04/06/2009
Mais de 16 milhões de trabalhadores começam a receber abono de R$ 465 em agosto .Os trabalhadores com direito ao PIS/Pasep receberão reforço no bolso a partir de 11 de agosto. É quando começa o calendário de pagamento do abono, referente ao exercício 2009/2010. O benefício, que corresponde a um salário mínimo (R$ 465), será pago, neste ano, a 16,5 milhões de empregados, segundo o Ministério do Trabalho. O cronograma é dividido de acordo com o mês de aniversário com o mês de aniversário do beneficiário da iniciativa privada, no caso do PIS, e do final da inscrição no Pasep, se for servidor (veja quadro ao lado). A partir de cada data do calendário, os trabalhadores com direito ao abono podem ir a uma agência da Caixa Econômica Federal (PIS) ou do Banco do Brasil (Pasep) para fazer o saque. O prazo final é 30 de junho de 2010.Depois disso, o empregado perde o abono. O novo calendário foi aprovado, ontem, em reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que custeia o PIS. Os primeiros a receber serão os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em julho, assim como funcionários públicos com finais de inscrição zero ou um. Em seguida, será a vez dos nascidos em agosto e dos funcionários públicos com finais de inscrição dois e três. O calendário segue até que os últimos recebam em novembro. Os trabalhadores e servidores terão que apresentar o número dos PIS ou Pasep e o RG para sacar o benefício. Para ter direito, o trabalhador deve estar cadastrado no PIS/PASEP há cinco anos, no mínimo. Além disso, é preciso ter trabalhado, com carteira assinada, ou ter sido nomeado efetivamente em cargo público durante, pelo menos, 30 dias no ano passado e ter recebido, em média, dois salários-mínimos mensais durante o período. Atualmente está sendo pago o exercício 2008/2009 do PIS/Pasep. Pelo menos 600 mil trabalhadores, em todo o país, ainda não retiraram o abono.Eles tem até o dia 30 do mês que vem pra fazer isso.Quem não for buscar, perde o direito e o dinheiro volta para o FAT.
PIS (SAQUE NAS AGÊNCIAS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL)
DATA NASCIDOS DATA NASCIDOS EM
11 de agosto julho 08 de outubro janeiro ,19 de agosto agosto 15 de outubro fevereiro
26 de agosto setembro 22 de outubro março ,10 de setembro outubro 11 de novembro abril
15 de setembro novembro 18 de novembro maio ,22 de setembro dezembro 25 de novembro junho ,,16,5 milhões de brasileiros têm direito a receber o abono referente ao exercício 2009/2010
Data limite
*O saque pode ser feito, apenas, até 30 de junho de 2010;
*Após isso, o trabalhador perde o direito ao abono, que volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)
PASEP (Saque no Banco do Brasil)
Data FINAIS DE INSCRIÇÃO
11de agosto 0 e 1 ,18 de agosto 2 e 3 ,25 de agosto 4 e 5 ,01 de setembro 6 e 7 ,08 de setembro 8 e 9
QUEM PODE
Aqueles que atendem a todos requisitos:
*estar cadastrado no PIS/PASEP há cinco anos, no mínimo;
*ter trabalhado com carteira assinada ou ter sido nomeado efetivamente em cargo público durante, pelo menos, 30 dias no ano anterior;
*ter recebido, em média, dois salários-mínimos mensais no período.
COMO SACAR
*Servidores: nas agências do Banco do Brasil a partir da data do calendário
*Trabalhadores da iniciativa privada: nas agências da Caixa Econômica Federal, respeitando o calendário.
O que levar *O número dos PIS ou PASEP ,Carteira de identidade.
FONTE DIÁRIO DE SÃO PAULO - Caderno Economia   DIA: 28/05/2009

Ver outras notícias