SEGURANÇA DO TRABALHO EM PAUTA Nº 10 DE 21.04.09 Á 27.04.2009
Data: 20/05/2009

O estresse no trabalho causa alto índice de afastamentosUm dos problemas que preocupam a administração pública do Estado de Santa Catarina é o aumento gradativo do número de afastamentos para tratamento de saúde. Deve-se pensar no homem como ser uno e inserido num ambiente de trabalho onde suas potencialidades podem ser desenvolvidas com mínimos bloqueios. A educação continuada, por meio de um aprendizado diário, surge como imperativa para a reestruturação não somente de processos, mas também de mentalidades, estabelecendo uma nova visão do serviço público.O objetivo deste artigo é identificar as causas dos afastamentos para tratamento de saúde dos servidores públicos das Secretarias de Estado da Administração e da Fazenda no período de 1995 a 2003. Pretende-se também, avaliar os efeitos da participação dos servidores dessas secretarias no programa de capacitação denominado Programa Transforma®: Fortalecendo as Redes Humanas.Este Programa foi implantado, no ano de 2001, nas referidas secretarias e, dentre outros temas, inclui a aprendizagem de técnicas para o controle do estresse no cotidiano e no trabalho.As organizações públicas apresentam configuração estrutural e funcional operando segundo modelos burocráticos, que são condições necessárias para garantir os resultados institucionais desejados. No entanto, apresentam as disfunções da burocracia.